sábado, 2 de maio de 2015

Resenha - Como Eu Era Antes De Você - Jojo Moyes


Nome original: Me Before You.
Publicado como: Como Eu Era Antes De Você.
Autor: Jojo Moyes.
Publicado: 2012 (Inglaterra).

Sinopse: Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.
Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.

Personagens (Principais para a trama):

Louisa: A protagonista da história. Louisa, mesmo não tendo muitas ambições ou qualificações é uma garota que se esforça para fazer tudo bem feito e nunca saiu da pequena cidade em que vive.
Katrina: Irmã mais nova de Louisa, apesar de ser extremamente inteligente, é mãe solteira e deseja poder voltar a fazer faculdade. Katrina é um pouco excêntrica e Louisa resgata várias de suas próprias coisas entre as coisas da irmã.
Bernard: Pai de Louisa que está sempre brincando com a filha. Procura passar uma imagem tranqüila apesar das dificuldades financeiras da família.
Josie: Mãe de Louisa e é uma mulher sensível e cuidadosa para com sua família.
Patrick: Namorado de Louisa e é um triatleta completamente obcecado em manter a forma e não se importa muito em manter seu relacionamento com Louisa, estando sempre ocupado com corridas e exercícios.
Nathan: Cuidador diário de Will, inicialmente uma das poucas pessoas que Will aceita perto de si.
Will: Tetraplégico e protagonista junto de Louisa. É incapaz de aceitar a condição que sua vida tomou tornando-se uma pessoa amarga e desagradável. Will por vezes diverte-se às custas de Louisa.
Camilla: Mãe de Will e é mostrada durante toda a trama em constante preocupação e é uma pessoa uma tanto fria com relação a Louisa.
Steven: Pai de Will e não aparece muito durante a trama.
Georgina: Irmã de Will e não aprova a presença de Louisa na casa. É uma garota um tanto quanto escandalosa.

“Precisava dar ao meu filho um lugar para onde olhar. Precisava dizer a ele, silenciosamente, que as coisas poderiam mudar, crescer ou fenecer, mas que a vida continuaria. Que todos nós éramos parte de um grande ciclo, algum tipo de arranjo cuja finalidade só Deus poderia entender”. (CAMILLA),

Impressão geral: Mesmo que eu não leia muitos romances, Como Eu Era Antes De Você é um livro que me chamou bastante a atenção pela sua história e porque parecia ser algo bom para ler e relaxar. A capa é bonita também. Jojo Moyes tem uma escrita suave e gostosa de ler. Todos os personagens dela apresentam seus próprios problemas que, muitas vezes, são problemas que nós mesmos enfrentamos em nossas vidas. Este livro mostra os valores da vida e da amizade, do amor e da simplicidade. E mostra o quanto é importante sermos capazes de tomar nossas decisões.

“[...] de repente tive a sensação de ver o tempo passar e de perder grande parte dele nas pequenas idas e vindas pelo mesmo caminho”. (LOUISA).

História (Sem Spoilers): O livro começa com o dia da demissão de Louisa no café onde ela trabalha. Logo de cara percebemos que Louisa é o tipo de pessoa que apenas vive o seu dia a dia e não tem muito para se ver no lugar em que ela vive. Com a chegada de Lou em casa, conhecemos um pouco de sua família cuja situação financeira não é das melhores.
Vemos um pouco de seu relacionamento já desgastado com Patrick e Louisa conta, de forma superficial sobre os empregos que tentou. Ela considera a si mesma uma pessoa sem muitos talentos e várias vezes ela pensa que “deve haver algo que eu possa fazer”.

Louisa, de inicio não queria aceitar o emprego de cuidadora, mas em vista das dificuldades de sua família (e insistência de todos os conhecidos para que aceitasse) e que o emprego seria apenas por seis meses e pagaria uma boa quantia, Lou decide aceitar para, temporariamente livrar a família da miséria.
Louisa é de cara intimidada por Camilla, que a recebe e sente-se mais nervosa ainda com Will, que é introduzido como rancoroso, irônico, grosso e mal humorado. Os dois mal conversam no inicio de seu relacionamento.
Conforme o relacionamento dos dois avança para algo mais próximo da amizade, a mãe de Will pede a Louisa que ajude seu filho a apreciar novamente a vida e volte a sorrir mais vezes. Lou, que a esta altura já sente grande afeto por Will promete que irá ajudar e é a partir desse ponto que as coisas vão tornando-se mais interessante.

Lou vai se tornando cada vez mais esforçada em procurar atividades que possam mostrar a Will que apesar de sua condição ele ainda é capaz de ter uma boa vida e vamos acompanhando os acertos e erros de Lou durante essa parte do livro. O relacionamento de Will e Louisa vai tornando-se cada vez mais intenso e é marcado por duvidas, drama e até mesmo risadas pelas pequenas alfinetadas trocadas freqüentemente. O final do livro te faz refletir e analisar muitas coisas, mas principalmente sobre o mundo e o quão curta a nossa vida é.

“Alguns erros... Apenas têm conseqüências maiores que outros. Mas você não precisa deixar que aquela noite seja aquilo que define quem você é”. (LOUISA).

Minha experiência com o livro: Como Eu Era Antes De Você na verdade não estava em minha lista de maiores prioridades literárias, mas como eu estava de férias e no momento não tinha nenhum livro para ler, acabei comprando-o em uma banca de jornal porque a história parecia uma leitura leve e interessante.
Esse livro me pegou de surpresa em muitos sentidos porque não imaginei que fosse um livro que me faria refletir tanto ou me apegar aos personagens. Moyes tem uma escrita suave, mas ao mesmo tempo dura e confesso que em algumas partes eu me surpreendia ao sentir meus olhos arderem porque nunca, nunca mesmo imaginaria que choraria com esse livro a ponto de terminar a leitura agarrada ao livro e chorando baixinho.
É um livro apaixonante, engraçado e com uma linda história. Eu recomendo Como Eu Era Antes De Você mesmo se você não for um leitor de romances. Will e Lou são simplesmente personagens belíssimos e vou levá-los no coração para sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário