sexta-feira, 1 de maio de 2015

Resenha - A Cidade do Sol - Khaled Hosseini


Nome Original: A Thousand Splendid Suns.
Publicado como: A Cidade Do Sol.
Autor: Khaled Hosseini.
Publicado: 2007 (EUA).

Sinopse: Mariam tem 33 anos. Sua mãe morreu quando ela tinha 15 anos e Jalil, o homem que deveria ser seu pai, a deu em casamento a Rashid, um sapateiro de 45 anos. Ela sempre soube que seu destino era servir seu marido e dar-lhe muitos filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos.
Laila tem 14 anos. É filha de um professor que sempre lhe diz: 'Você pode ser tudo o que quiser.' Ela vai à escola todos os dias, é considerada uma das melhores alunas do colégio e sempre soube que seu destino era muito maior do que casar e ter filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos.
Confrontadas pela História, o que parecia impossível acontece: Mariam e Laila se encontram, absolutamente sós.
E a partir desse momento, embora a História continue a decidir os destinos, uma outra história começa a ser contada, aquela que ensina que todos nós fazemos parte do 'todo humano', somos iguais na diferença, com nossos pensamentos, sentimentos e mistérios.

Personagens (Principais para a trama):

Mariam: É a primeira personagem que nos é apresentada e tem apenas cinco anos na primeira parte do livro. É uma garota curiosa e cheia de vontade de conhecer o mundo e seu traço mais marcante dentro da história é sua bondade e sua força para suportar as coisas.
Nana: A mãe de Mariam, apesar de não ser aprofundada na história, podemos ver que Nana enfrentou diversas dificuldades na vida, mas ao contrário de Mariam, que manteve sua bondade intocada, Nana sente-se infeliz e é marcada por crescente amargura.
Jalil: O pai de Mariam engravidou Nana fora dos laços do casamento e por isso visita a filha apenas às quintas-feiras. Jalil parece um homem bondoso e carinhoso para com a filha, mas as coisas nunca são o que parecem.
Rashid: Sapateiro, marido de Mariam e futuramente de Laila também. É o principal vilão da trama. Rashid despreza Mariam e casa-se com Laila apenas para roubar-lhe a juventude e frustrar sua vida.
Mula Faizulá: Um velho senhor, mentor e professor de Mariam e um dos poucos amigos que Mariam tem. Ele sempre diz à Mariam para confiar na vontade de Deus e tem um papel importante para a história apesar de não aparecer muito no livro.
Laila: A segunda protagonista. Laila é inteligente e não se deixa abater facilmente, almeja muitas coisas em sua vida e tem um grande senso de humildade, mostrado na terceira parte do livro.
Tariq: Melhor amigo de Laila, Possui uma perna mecânica devido a um acidente quando era uma criança, sua presença é marcante para a vida de Laila, que mais tarde separa-se da mesma devido a guerra, a vida de Laila é marcada pela dor causada pela perda do melhor amigo.
Aziza: A primeira filha de Laila, tão inteligente quanto sua mãe.
Zalmai: Um menino, segundo filho de Laila.

“Assim como uma bússola precisa apontar para o Norte, assim também o dedo acusador de um homem sempre encontra uma mulher a sua frente”. (PÁGINA 12 – NANA).

Impressão geral: Como posso descrever a escrita de Hosseini? Se você já leu o seu sucesso O Caçador de Pipas sabe que ela é intensa e você sofre junto com seus personagens. A história de suas duas personagens principais é marcada por anos de sofrimento e solidão. Neste livro, Hosseini nos passa, de forma marcante os valores da bondade, da família e do companheirismo. Gosto muito que este livro tenha como principal cenário a vida das mulheres no Afeganistão. Desde que li este livro pela primeira vez, soube que seria o meu livro favorito.

História (Sem Spoilers): Na primeira parte do livro, acompanhamos a vida de Mariam desde a sua infância até determinado momento de sua vida adulta. Mariam é marcante por sua curiosidade de conhecer o mundo fora da pequena realidade da Kolba onde vive com sua mãe Nana e recebe, às quintas-feiras, visitas de seu pai, Jalil, a quem ama e considera a pessoa mais importante de sua existência.
Mariam ama Jalil por ele a fazer sentir-se especial e sempre trazer, junto consigo pequenos presentes e noticias sobre o mundo fora da pequena realidade que Mariam conhece.
Como as pessoas não controlam seus destinos, Mariam, abruptamente se vê mudando-se com apenas 15 anos para um lugar muito distante com seu agora marido Rashid que é um homem muito mais velho que si. Esta parte do livro acompanha toda a perspectiva de Mariam sobre as coisas que a cercam até que se encerra a primeira parte do livro.

Laila é uma garota inteligente e sonhadora que nasce algum tempo depois da chegada de Mariam com Rashid à cidade. Ela tem uma vida boa apesar de seus problemas com a mãe, que passou a ignorá-la desde que os irmãos de Laila foram para a guerra, o que ocasionou a depressão e ignorância da mãe para com sua filha.
Laila conta com o apoio de seu pai e seu amigo Tariq, que é apenas dois anos mais velho que si. A segunda parte do livro nos leva a acompanhar o dia a dia de Laila desde a sua infância até sua adolescência, no momento em que a guerra começa e vai tornando-se cada vez mais brutal. A história de Laila é diferente, porem igual a de Mariam em muitos sentidos. A segunda parte do livro termina no momento em que Mariam e Laila passam a viver sob o mesmo teto, ambas casadas com Rashid.

A terceira parte do livro alterna entre os pontos de vista de Mariam e Laila, narrados em terceira pessoa. Os primeiros contatos entre as duas são marcados por conflitos e brigas entre as duas, que se sentem solitárias até o momento em que percebem que podem encontrar, uma na outra, o conforto e companheirismo que ambas perderam ainda muito jovens. Mariam vê em Laila a filha que poderia ter tido e Laila sente-se confortada pela presença sempre serena de Mariam. A terceira e última parte do livro tem seu fim de forma marcante e emocionante.

“Têm coisas que se podem aprender nos livros, mas têm outras que só mesmo vendo e sentindo”. (PÁGINA 132).

Minha experiência com o livro: A Cidade do Sol foi um livro que me marcou de diversas formas. Sua história é intensa e eu pude sentir na pele a dor de cada personagem. O livro me golpeou duramente em muitos momentos. Hosseini faz com que você mergulhe profundamente nessa realidade que às vezes não está tão distante de nós quanto pensamos.
Não importa quantas vezes eu leia este livro, ele sempre faz minha garganta fechar e meus olhos arderem. Acho que o mais marcante para mim foi a relação entre as duas personagens com seus pais (Principalmente Mariam) uma vez que eu mesma tenho um laço muito intenso com meu pai.
Quando o livro estava chegando perto do final, já estava chorando bastante e mesmo assim não conseguia largar o livro por nada. Quando o mesmo terminou, fiquei um bom tempo apenas pensando em sua história e depois de algumas semanas já estava o relendo!
A história tem muitas reviravoltas que me deixaram com o queixo no chão e é um livro que desfrutei do começo ao fim. Com certeza é um livro que jamais poderei substituir em meu coração. Obrigada ao meu pai que me deu este livro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário